Luminária Peônia de Tiffany 1915 – Estilo nunca sai de moda

Tenho uma amiga que estudou artes plásticas e ama Art Nouveau,  tenho certeza que ela conhece esta peça e a escolheria para adornar sua casa.

Art Nouveau influenciou muito as artes plásticas e  teve uma preocupação com a forma, para que ela tivesse uma originalidade,  teve relação com a Segunda Revolução Industrial e com a exploração de materiais como ferro e vidro.

Esta peça foi feita pelo designer Louis Comfort Tiffany  em 1885 , e quem não conhece as lojas Tiffanys famosas pelas joias maravilhosas?

Pois então tudo começou com Tiffany produzindo mosaicos, luminárias, artigos de vidro, jóias e vitrais.

E o que tornou  a Tiffany famosa foram os abajures de vidro coloridos influenciados pela Art Nouveau. As decorações estilizadas orgânicas com flores, borboletas e libélulas,  chamava muito atenção.

Cada abajur possuia mais de 200 peças todas coladas à mão envoltas em folha de cobre fino.

A Tiffany passou a produzir seu próprio vidro opalescente em várias texturas e este trabalho passou a ser conhecido como “Favrile” que vem do francês antigo “feito à mão”.

Neste abajur as pétalas vermelhas contrastantes e as folhas verdes da peônea se entrelaçam e parecem se sobrepor, como na natureza.

 

 

Fontes:

Quando o design é genial – Susie Hodge

2017-07-07T19:01:47-03:00julho 10th, 2017|OBJETOS DE DESEJO|0 Comentários

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir ao Topo