Papel de parede também tem design

ESTAMPADO POR NATUREZA

 “Não tenha nada em sua casa que você saiba que não seja útil, ou que você não acredite que seja bonito. ”William Morris

 Escolher um papel de parede no meio de muitos catálogos é muito difícil, então resolvi estudar sobre design de papéis de parede e de tecidos e o nome constante é de William Morris.

William Morris(1834-1896) é considerado o pai do movimento Arts & Crafts, um estilo de design que buscava artesanato e formas e técnicas tradicionais. O padrão de papel de parede de Morris vai muito além do que nós estamos familiarizados. Um socialista, reformista, ambientalista e poeta, Morris acreditava no poder do design para mudar o mundo. Para Morris, o pior aspecto da industrialização foi como alienou os trabalhadores dos produtos de seu trabalho. Ele  idealizava  um momento em que os trabalhadores experimentariam alegria em seus trabalhos, quando seriam capacitados sob o sistema de alianças e poderiam projetar e produzir seu trabalho do início ao fim. Morris, portanto, também rejeitava os produtos da Revolução Industrial: bens baratos e desnecessários que essencialmente relegavam os trabalhadores a uma espécie de escravidão.

Entusiasmado em todos os aspectos das artes, ele baseou seus desenhos na natureza e mudou a forma das pessoas decorarem suas casas, criou papéis incrivelmente bonitos ritmados com movimentos com intenção de capturar a simetria da natureza, suas peças feitas à mão lembram verdadeiras obras de arte.

Ele queria democratizar as artes, fazer um bom design disponível para todas as pessoas, mas, em última instância, seus próprios móveis – feitos minuciosamente à mão usando os melhores materiais naturais – geralmente eram muito caros para qualquer um, exceto os ricos industriais que Morris rejeitava. Apesar dessa contradição em seu trabalho, a influência de Morris no design não pode ser exagerada. Ele não só estabeleceu uma estética de Artes e artesanato, mas, mais importante, infundiu um senso de consciência moral no processo de design pós-industrial, levantando questões de direitos dos trabalhadores e responsabilidade ambiental que ainda lidamos com hoje.

 

Fonte Quando o design é genial Susie Hodge

http://www.lilianpacce.com.br/moda/fashionteca/william-morris-estampas/

https://www.william-morris.co.uk/shop/wallpape

http://casavogue.globo.com/Interiores/Decor-do-dia/noticia/2015/06/decor-do-dia-papel-de-parede-como-obra-de-arte.html

https://www.william-morris.co.uk/shop/wallpaper/pure-wallpapers/

2020-10-26T17:13:56-03:00julho 24th, 2017|OBJETOS DE DESEJO|0 Comentários

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir ao Topo