Vaso Savoy – 1936 – Alvar Aalto

Sempre que se fala em Alvar Aalto me lembro da especial escada de sua autoria  onde os pilaretes na escada imitam a floresta de bétulas que cerca a casa, cada coluna é propositalmente diferente, para evitar os ritmos arquitetônicos artificiais.

Hoje vou falar de uma peça de designer  do finlandês Alvar Aalto e sua esposa fizeram como  encomenda do restaurante Savoy, os donos queriam que eles desenhassem a mobilia e as peças de decoração para o restaurante. Uma das peças que se destacou, chamando a atenção de todos foi o vaso Savoy, nome dado por causa do restaurante.

É um vaso assimétrico, translúcido de formas onduladas, orgânico e irregular que lembra os maravilhosos fiordes noruegueses, onde o vidro se curva parece mais escuro e mais denso ou mais leve e mais transparente, para alguns lembra uma árvore cortada e para outros lembra ondas do mar.

Os protótipos do designer para o vaso foram feitos com vidro soprado em um arranjo de varas de madeira presas ao chão e deixando a ondulação do vidro fundido em alguns lados.

O vaso Savoy entrou para a história do design mundial e também é um símbolo do modernismo escandinavo, um objeto atemporal que irá atravessar décadas com a mesma elegância de suas curvas que permitem que as flores que vão dentro dele, apresentem formas e percepções visuais diferentes. Ele é produzido até hoje pela Karhula-litatala.

Este vaso foi apresentado numa competição nacional organizada pelo vidro finlandesa Karhula-Iittala, buscando projetos inéditos para apresentar na Exposição Internacional de Paris. Quase um século depois, o vasoSavoy  é um dos cartões postais mais simbólicos país nórdico.

Se você tiver dúvida sobre que peça colocar sobre sua mesa de centro, escolha um vaso savoy ou uma réplica que não tem erro, ficará lindo! Veja abaixo;

FONTE:

http://www.klatmagazine.com/design/vaso-savoy-iittala-alvar-aalto-evergreen-027/14647

http://casavogue.globo.com/MostrasExpos/Design/noticia/2014/12/natureza-de-alvar-aalto-em-foco.html

https://designinnova.blogspot.com.br/2012/04/os-75-anos-do-vaso-savoy.html

http://www.metmuseum.org/toah/works-of-art/1985.223/

2017-07-27T11:52:31-03:00julho 27th, 2017|OBJETOS DE DESEJO|0 Comentários

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ir ao Topo